Normalmente as pessoas associam a endodontia exclusivamente ao tratamento de canal, recomendado principalmente em casos de cáries muito profundas que chegam à polpa do dente. Essa associação não está errada, mas esse não é o único cenário em que o endodontista atua, ajudando no cuidado do seu sorriso. Quando há relatos de dores espontâneas, de longa duração ou intensas, já ficam claros os sintomas de que o tecido pulpar foi afetado e de que será necessária uma intervenção endodôntica, e isso pode ser provocado por cáries ou não. Há também casos em que o paciente relata histórico de edema no local com secreção purulenta, fístula, abcesso, indicativos de necrose pulpar.

Além disso, quedas e traumas que provocam fraturas extensas também são causas comuns do tratamento endodôntico em adultos e crianças. Portanto, quando a polpa é atingida, seja devido a uma cárie profunda ou decorrente de uma fratura, o ENDODONTISTA entra em ação!

Diagnósticos diferenciais de dor, retratamentos de canais por vários motivos, tratamentos associados aos tecidos ao redor dos dentes, dentre outros, são procedimentos que abrangem a especialidade da ENDODONTIA.