Cuidar dos dentes é um dever e um desejo de todas as pessoas. Os cuidados que precisamos ter são simples, mas devem ser constantes. Para te ajudar, elaboramos uma lista com os cinco itens mais importantes para manter a saúde bucal em dia. Confira:

1 – Escova de dentes: existem inúmeras opções à venda no mercado, mas as escovas de dentes têm várias diferenças entre si e é preciso saber qual o melhor modelo para as suas necessidades. Basicamente, é bom ficar atento a alguns detalhes: o primeiro deles são as cerdas (macias ou duras), o tamanho da escova, o formato da cabeça da escova (retangular ou cônica) e até mesmo o tipo do cabo. Na dúvida, peça ajuda ao seu dentista.

2 – Pasta de dentes: assim como as escovas, também há vários tipos de cremes dentais no mercado. Tem pasta com substância clareadora dental, pra diminuir a sensibilidade, para doenças periodontais, com maior ou menor quantidade de flúor, sem contar as específicas para crianças. Antes de optar por algum tipo que previna ou trate problemas bucais, como a sensibilidade, por exemplo, busque orientação com o seu dentista para escolher sempre a melhor opção indicada ao seu caso.

 3 – Fio dental: o uso do fio dental tem que ser contínuo, preferencialmente antes da escovação. Isso para que a escovação complemente a remoção de todos os resíduos que não foram eliminados pelo fio dental. Quando não são completamente eliminados, esses resíduos, como restos de comida, colaboram com o aumento da placa bacteriana, com o surgimento do mau hálito, de cáries, de tártaro e de doenças da gengiva. Por isso, para garantir uma higiene bucal perfeita, o uso diário do fio dental é indispensável, sendo tão importante quanto o uso das escovas.

4 – Enxaguante Bucal: o enxaguante pode ser usado como complemento à escovação e à utilização do fio dental, mas nunca pode substituí-los. Seu uso é mais recomendado para pacientes com risco de cárie, gengivite, halitose de origem bucal, e após cirurgias. Este produto deve ser indicado pelo dentista e só pode ser usado por crianças com idade acima de 6 anos, pois antes disso elas podem engolir o enxaguante. Dê preferência aos produtos sem álcool em sua fórmula.

5 – Visita regular ao dentista: mesmo que você não sinta dor nos dentes, ou algum outro incômodo, e consiga estabelecer uma boa rotina de cuidados bucais, é sempre recomendado visitar regularmente o seu dentista, pelo menos, uma vez ao ano. Assim, receberá orientação profissional e terá uma avaliação mais precisa sobre o estado de seus dentes.