Muitas pessoas aproveitam o final de ano para criar uma lista com metas que pretendem alcançar ao longo dos próximos 365 dias. Entre os desejos mais comuns relacionados à saúde está a redução no consumo do refrigerante, ou até mesmo cortar a bebida da dieta. Para os cirurgiões-dentistas, isto é uma maravilha, afinal de contas, a saúde bucal agradece!

Do ponto de vista da Nutrição, o refrigerante é um produto alimentício que não agrega valor nutricional às refeições. Pelo contrário, possui substâncias em excesso, como o açúcar, que prejudicam o organismo a longo prazo.

Neste mesmo raciocínio, o Oral Espaço Odontológico alerta que, além do açúcar e independente da marca, os refrigerantes ainda contêm ácido fosfórico, que contribui para a destruição do esmalte dental. A consequência disso é o surgimento de cáries e todos os problemas que ela pode trazer, como por exemplo, um problema endodôntico.

Independente das listas de resoluções, os refrigerantes, tanto o light e o diet, são prejudiciais à saúde e devem ser consumidos com moderação. No caso das crianças, o ideal é que os pais sempre ofereçam aos filhos opções de bebidas mais saudáveis, como sucos, chás, água de coco, ou mesmo água.

Agora, quando isso não for possível e a criança tomar um copo que seja, é recomendado que ela escove os dentes assim que acabar a refeição, para minimizar os riscos. O mesmo vale para os adultos: sempre que ingerir produtos com muito açúcar, a higienização bucal deve ocorrem em seguida.