Nesta época do ano é comum exagerar no consumo de comidas e bebidas, afinal de contas, é tempo de comemorações! Mesmo com a rotina alterada em razão das festas, não se deve deixar de lado cuidados com a saúde da boca, principalmente se você quer prevenir problemas, como o escurecimento dental.
Bebidas como vinho, café, refrigerantes à base de cola, alimentos que possuem corantes, naturais ou artificiais, são um prato cheio para colorir o branco dos dentes. Isto porque estes pigmentos ficam depositados nos dentes alterando a sua coloração, deixando-a mais escura ou com aspecto amarelado. Mas o escurecimento dental não é causado apenas por conta de nossas escolhas alimentares. Somam aos fatores, também, o tabagismo e o caráter hereditário.
O escurecimento dental ocorre de duas formas:
Intrínseca: ocorre de dentro para fora, alterando a cor no interior da estrutura do dente e pode estar atrelado ao uso de antibióticos ou à consequência de alguma falha durante tratamento endodôntico.
Extrínseca: é a mais comum e ocorre de fora para dentro, por influência da pigmentação presente nos alimentos e nas bebidas que consumimos.
A idade e os dentes
O tempo de vida também pode ser um fator que implica na cor do nosso sorriso, pois com o passar dos anos, os dentes tendem a ficar mais escuros, uma vez que a dentina, a segunda camada dos dentes, torna-se mais espessa, adquirindo uma tonalidade mais amarelada.
Prevenção:
O escurecimento dental extrínseco pode ser evitado a partir da diminuição do consumo de alimentos com pigmentos. Fazer um bochecho com água após ingerir alimentos coloridos pode ser um paliativo, mas vale lembrar que isto não elimina totalmente o pigmento e, também, não exclui a necessidade da higienização tradicional. Por isso, é necessária uma boa escovação dos dentes, associada ao uso do fio dental após as refeições.
Tanto o escurecimento extrínseco quanto o intrínseco podem ser revertidos pelo clareamento dental. Durante o período do tratamento, o paciente deve evitar a ingestão de alimentos e bebidas contendo corantes, para não comprometer o resultado do processo, e seguir todos os passos e orientações do cirurgião-dentista.