Diante de tantas marcas e embalagens, muita gente tem dúvidas sobre qual creme dental escolher dentre tantas opções no mercado. A primeira coisa a se pensar não é levar em conta marcas e preços, mas sim aquele produto que atenda às suas necessidades, pois nem sempre o mais caro é o melhor e nem o mais barato é o pior.
Antes de ir ao supermercado ou à farmácia, tenha em mente esta dica: escolha um creme dental que tenha flúor, que é o principal agente de combate à cárie e evita o surgimento de muitos problemas bucais ocasionados por ela. Esta informação está na embalagem e aparece em forma numérica. A concentração aparece no verso da caixa e também na bisnaga do produto, geralmente na parte final onde consta a lista de substâncias utilizadas na composição do mesmo. O índice Ideal deve ser entre 1000 a 1500 ppm de flúor.
Se você procura pastas para dentes sensíveis, lembre-se que existem produtos específicos, contudo, servem apenas como um paliativo. Na prática, estes cremes atuam na obliteração dos túbulos, bloqueando suas entradas para minimizar o contato com alimentos ácidos ou gelados. Mas se a sensibilidade for um problema persistente, vale procurar cirurgião-dentista para uma avaliação. Lembre-se que a sensibilidade, dentre muitos fatores, é causada pelo desgaste do esmalte, que é a camada mais rígida do dente e responsável pela proteção dos outros tecidos dentários mais sensíveis.
Apesar de serem vendidos livremente, cremes dentais clareadores nem sempre cumprem o que prometem. Na verdade, quando se deseja ter dentes mais brancos, o agente clareador precisa ficar mais tempo em contato com o dente, e quando se usa apenas a pasta, o tempo não é suficiente e o resultado não é satisfatório. Os clareamentos com melhores resultados são aqueles indicados e acompanhados por profissionais, que podem ser feitos em consultório odontológico ou com moldeiras em casa.