O estresse nos tempos de pandemia tem se manifestado e está presente em uma variedade de formas. A mais recente evidência disso é o aumento de dentes trincados ou fraturados.

“Temos visto um número crescente de dentes que se fraturaram provavelmente nos últimos seis meses”, relatou Paul Koshgerian, cirurgião-dentista da The Oral Surgery & Dental Implant Specialists de San Diego.

Derek Peek – líder da Eastern Iowa Endodontics e representante do Conselho Americano de Endodontia – descobriu que, em agosto e setembro/2020, seu consultório já havia tratado o dobro de dentes quebrados em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Peek explica que os sintomas de bruxismo incluem dores musculares e dores de cabeça, desgaste dental, dentre outros. Fraturas e desgastes podem gerar dor espontânea quando há comprometimento da polpa de forma irreversível, sendo o tratamento endodôntico (tratamento de canal) necessário, na maior parte dos casos.

Caso você apresente algum ou alguns desses sintomas, o melhor a fazer é agendar uma visita ao seu dentista, evitando que o quadro se agrave.
Há maneiras seguras de se fazer uma consulta odontológica, mesmo nos tempos de pandemia.
Se atente aos protocolos de biossegurança e não deixe sua saúde pra depois!

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/09/29/dentistas-estao-vendo-mais-dentes-rachados-a-culpa-e-do-estresse-da-pandemia