Um belo sorriso ajuda a abrir portas, além de ser sinônimo de saúde!
Podemos pensar que para se ter um sorriso bonito e saudável, a escovação basta, porém não é o suficiente, já que sozinha não consegue remover os resíduos entre os dentes. Esses resíduos que a escova não alcança, se permanecem entre os dentes, colaboram com o aumento da placa bacteriana, mau hálito, além de cáries, tártaro e doenças da gengiva. Portanto, para uma higiene bucal perfeita e saudável, é indispensável o uso diário do fio dental.
Nem todos fazem o uso do fio dental, pois desconhecem a sua importância. Pesquisas realizadas apontam que, apenas 1 brasileiro a cada 6, utiliza o fio dental diariamente.
Para minimizar o acúmulo de resíduos é importante usá-lo al menos uma vez ao dia, se possível após a última refeição do dia, pois assim evita um longo período com os resíduos entre os dentes e remove a placa bacteriana que se forma nas áreas onde as cerdas da escova não alcançam.
Existem no mercado várias opções de fio dental, indicadas para cada tipo de caso: pessoas com dentes muito próximos uns dos outros, devem dar preferência aos fios plásticos, de teflon ou nylon, pois o fio passa e escorrega entre os dentes sem desfiar; já para quem não tem os dentes tão juntinhos, a opção são os fios encerados feitos de tecido. Também existem espessuras e sabores diferentes, para que ninguém tenha pretexto para não utilizar o fio. E se mesmo assim na hora de escolher o tipo mais apropriado para os seus dentes, você tiver dúvida vale a pena consultar o seu dentista.
Sangramentos podem ocorrer devido ao excesso de força na hora de passar o fio, ou devido à falta do uso, porém se ao longo do tempo persistir, pode ser algum sintoma de problema na gengiva e o dentista deverá ser consultado para identificar e resolver o problema.