Ela é a porta de entrada para todos os alimentos que ingerimos, e os dentes tem a função de mastigar e triturar bem as refeições para que o resto do processo seja bem feito. Ou seja, sem a presença de todos os dentes na arcada, o organismo pode passar por grandes problemas.
Os seres humanos possuem, na sua primeira dentição, 20 dentes de leite, também denominados decíduos (10 na parte superior e 10 na inferior). Após os 6 anos, os dentes de leite começam a cair, a criança e o adolescente passam por uma fase de dentição mista, com dentes permanentes e decíduos, e normalmente, após essa fase, apresentam dentição permanente exclusiva. Esta é formada por 32 dentes (16 superiores e 16 inferiores). Desta forma, o ser humano possui 4 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares na parte superior e a mesma quantidade na inferior.

Você sabe diferenciar as funções de cada tipo de dente?
Incisivos: Eles são os primeiros a entrar em contato com os alimentos. Em alguns casos, são os dentes que sofrem com o choque da sensibilidade dentária. O dentista conta que existem oito incisivos localizados no centro da boca. “Esses dentes foram feitos para cortar e são localizados quatro na linha superior e os outros na linha inferior”.
Caninos: Aqueles pontudos e bem afiados. “Eles são utilizados para romper alimentos ou algum tipo de objeto”. São quatro dentes caninos, que são vizinhos dos dentes incisivos.
Pré-molares: Ao lado dos caninos, tem os oito dentes pré-molares, com a função de mastigar tudo aquilo que você come. São quatro na arcada superior e quatro na inferior que ficam entre os caninos e os dentes molares.
Molares: E bem posteriores, encontramos os oito dentes molares. Eles têm o papel de triturar os alimentos. Bem parecidos com a função dos pré-molares, só que maiores.
Sisos: Eles chegam em torno dos 18 anos e, normalmente, nascem os quatro de uma vez só. Os sisos são os últimos dentes que nascem e são conhecidos pelos dentistas como terceiros molares. Muitas das vezes eles precisam ser extraídos, seja pela má posição na arcada ou mesmo por indicação ortodôntica.

 

Recommended Posts