DTM e Dor Orofacial

DTM é a abreviatura de Disfunção Temporomandibular. O termo se refere a problemas que atingem o músculo do maxilar, articulações maxilares ou músculos da mastigação. A Articulação Temporomandibular (ATM) é aquela que liga o maxilar inferior (mandíbula) ao osso temporal do crânio, localizado à frente das orelhas em cada lado da cabeça. Essa articulação é flexível, permitindo que você mastigue, fale e morda alimentos. Se há problemas nessa região, é possível que você precise se tratar com um dentista especializado.

Os sintomas mais comuns são: dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca; ruídos, etalidos ou travamento da mandíbula; dores na face, ouvido e região cervical; cansaço nos músculos da face; certos tipos de dor de cabeça, entre outros.

A DTM é considerada um distúrbio de causa multifatorial, pois envolve fatores fisiológicos, como a anatomia; fatores sistêmicos, como doenças reumatológicas ou ausência da mordida correta; fatores genéticos; traumas físicos; fatores psicossociais, etc. Um desses casos é o mais comentado pelos pacientes, o bruxismo.

O Bruxismo é o hábito de encostar, apertar ou ranger os dentes ou apenas contrair a musculatura sem nem mesmo tocar os dentes. O Bruxismo deve ser combatido por um especialista em DTM.

O termo se refere a problemas que atingem o músculo do maxilar, articulações maxilares ou músculos da mastigação.