Odontologia Estética

O objetivo da odontologia estética é deixar o sorriso mais bonito e harmônico. Esse é o ramo da odontologia que atua na área de restauração dental com a finalidade de cuidar da sua aparência bucal, do rosto, no encaixe correto do maxilar, além de melhorar sua autoestima e confiança.

A Odontologia Estética está se tornando mais popular a cada dia, e novos procedimentos surgem a todo o momento. Para escolher o mais adequado para você, é preciso diagnosticar, avaliar as possibilidades de tratamento, discutir suas necessidades, planejar as técnicas e, somente então, definir o tratamento ideal.

tipos de procedimentos

Clareamemento dentário

É um procedimento estético em que se aplica um produto sobre os dentes – os agentes clareadores – para promover o clareamento de dentes originalmente escuros ou para recuperar a cor original dos dentes. Este procedimento pode durar, em média, de 1 a 2 anos. Caso o paciente tenha o hábito de fumar ou consumir alimentos com corantes, os dentes podem voltar a escurecer.

Como todo procedimento, o clareamento também possui contraindicações. O indivíduo com dentes muito restaurados não obterá a ação efetiva do clareador, assim como pessoas com próteses e implantes. O procedimento também não é indicado para quem está passando por um tratamento médico sistêmico e debilitante, ou para menores de 18 anos e gestantes.

Lente de contato dentária

A lente de contato dental, expressão popular para uma tecnologia chamada de Laminados Cerâmicos Ultrafinos, consiste na colocação de um laminado bem fino sobre a superfície externa dos dentes. Essa técnica é indicada para pequenas correções estéticas, que podem ser de posicionamento, tamanho, formato, volume, textura ou cor. Grandes desvios estéticos, como dentes tortos, precisarão, ainda, de um tratamento ortodôntico.

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana fazem parte de uma técnica estética irreversível, na qual coloca-se uma “capa” de porcelana no dente, podendo, assim, alterar o seu formato, altura, contorno, uniformidade de sua cor, alinhamento e espaçamento entre os outros dentes.

Toxina Botulínica

O Botox®, também conhecido por Toxina Botulínica, também pode ser aplicado por dentistas. Esse procedimento é indicado para problemas relacionados à saúde bucal, como disfunção da ATM (distúrbio da articulação temporomandibular), dores orofaciais, além de ser eficaz no tratamento contra bruxismo e para corrigir assimetrias labiais ou sorriso gengival. É usado também para evitar rugas de expressão, o que pode retardar o envelhecimento da face. É um procedimento seguro, de fácil manipulação e aplicação.

Coroa dentária

A coroa é capaz de oferecer maior resistência a um dente danificado. A coroa é capaz de consertar ou substituir uma arcada dentária inteira. O objetivo é restaurar a forma, o tamanho, a força e a aparência geral dos dentes danificados, ou seja, melhorar o formato ou alinhamento dos dentes no arco.

Obturações dentárias

As obturações são para preencher dentes perfurados, cáries ou estragados por algum motivo. Elas preservam a maior quantidade do dente original possível, e podem ser uma alternativa às coroas.

Implantes dentários

Os implantes são opções para corrigir a perda do dente. Primeiramente, uma raiz é inserida no local onde há a falta do dente. A medida que o osso da mandíbula vai cicatrizando, ele cresce ao redor dessa raiz, fixando-a no lugar e criando uma fundação forte para o implante dentário.

O objetivo da odontologia estética é deixar o sorriso mais bonito e harmônico