A Páscoa passou, mas aquele tanto de chocolate ainda vai ficar no armário da dispensa por vários e vários dias, não é mesmo? E aí? Comer chocolate prejudica os dentes?

Ninguém resiste à essa doçura. O chocolate alegra os nossos dias, mas por trás dessa delícia, pode estar escondido um grande vilão: o açúcar! Ele é considerado a causa de muitas doenças bucais, como a cárie, a doença periodontal, que afeta os tecidos ao redor dos dentes, gengiva, ligamento periodontal e osso. Essas doenças consideradas infecciosas são causadas por espécies diferentes de bactérias, que em sua maioria, utilizam os açúcares como alimento.

Muitas vezes o chocolate é também um estímulo para a sensibilidade dentária. Se você é um dos que sente algum desconforto, uma sensibilidade ao comer chocolate, não deixe de procurar seu dentista o mais rápido possível para avaliar a causa e acabar de vez, ou mesmo minimizar, essa sensação desagradável.

Comer chocolate não prejudica os dentes e não causa a cárie. Uma das várias razões para o aparecimento deste problema é o consumo frequente associado a uma má higiene bucal. Uma curiosidade é que a escolha do chocolate influencia muito na sua saúde bucal. Os amargos são as melhores opções, pois possuem menos açúcar e oferecem menos ingredientes para as bactérias da boca produzirem o ácido responsável pela desmineralização inicial dos dentes, que, se não tratada, leva ao desenvolvimento da cárie. Aqueles que se aderem pouco aos dentes e são mais fáceis de serem removidos com escovação também são melhores opções. Já os chocolates ao leite e branco são os que contém mais açúcares e gorduras. Dê preferência àqueles que colaboram para a sua saúde e não deixe de fazer uma boa escovação, associada ao fio dental.

Saiba mais como escovar bem os dentes.

Outros alimentos também são considerados vilões quando falamos de saúde bucal, mas sempre estão relacionados ao consumo excessivo. Um deles é o refrigerante. Entenda aqui.

Recommended Posts